APCP promove tradução de brochura de apoio a profissionais de Saúde cuidadores de crianças em cuidados paliativos
12/06/2018 16:55:14
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APCP promove tradução de brochura de apoio a profissionais de Saúde cuidadores de crianças em cuidados paliativos

Na abertura das II Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos, a 18 de maio, foi anunciada a publicação e distribuição da versão portuguesa da brochura “Estão preocupados com o vosso filho? Um guia para apoiar famílias de crianças com necessidades complexas e os profissionais que delas cuidam”.

 

Cover for Portuguese Guide 2a120

A tradução para língua portuguesa foi uma iniciativa do Grupo de Apoio à Pediatria (GAP) da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria e com a colaboração voluntária da tradutora Anabela Vinagre Mateus.

“Vamos começar pelo princípio”, “Respeito”, “Qualidade de vida”, “Conjugar tudo”, “Pôr a família de volta no caminho certo”, são os capítulos deste trabalho, sempre abordados sob dois ângulos, o dos pais e o dos profissionais. No final são dadas indicações para “Saber mais”, com endereços de sites internacionais e nacionais.

“A versão em papel desta brochura, financiada pela farmacêutica Angelini, foi apresentada aos participantes nas Jornadas. Estes puderam proceder à encomenda de exemplares impressos para serem distribuídos às famílias nas suas instituições. A Angelini está disponível para continuar a receber solicitações através do seguinte endereço eletrónico: sofia.cardoso@angelini.pt”, refere o Dr. Duarte Soares, presidente da APCP.

A versão digital (pdf) encontra-se disponível para download em vários sites, incluindo o da APCP e o da International Children´s Palliative Care Network (ICPCN).