9.º Curso de Introdução à Geriatria fornece ferramentas para uma melhor abordagem clínica do doente idoso
06/06/2018 15:58:30
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
9.º Curso de Introdução à Geriatria fornece ferramentas para uma melhor abordagem clínica do doente idoso

O Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI) organiza o 9.º Curso de Introdução à Geriatria, nos dias 22 e 23 de junho, na sede da SPMI, em Lisboa.

O envelhecimento populacional é um fenómeno demográfico com repercussão nos serviços de saúde, verificando-se um aumento crescente do número de idosos nas enfermarias de Medicina, nas consultas externas e nos serviços de urgência. Os doentes idosos apresentam frequentemente várias síndromes geriátricas, condições que habitualmente são subdiagnosticadas na abordagem médica tradicional, apesar do enorme impacto na qualidade de vida da pessoa idosa. São exemplos destas condições a instabilidade e quedas, a imobilidade, a incontinência urinária e fecal, a deterioração cognitiva, a iatrogenia, a malnutrição, a depressão, entre outras. Por outro lado, a pessoa idosa apresenta simultaneamente problemas de natureza económica e social.

Neste sentido, este Curso tem como objetivos transmitir conceitos básicos de Geriatria úteis na compreensão do processo do envelhecimento e na abordagem clínica do doente idoso. O Curso encontra-se estruturado em três módulos: Componente Teórica, Componente Prática – Casos Clínicos em Geriatria e Metodologia de Cuidado Humanitude: Intervenção não-farmacológica nas alterações do comportamento.

Mais informações disponíveis aqui