Dr. Nuno Nogueira Martins eleito secretário-geral do EBCOG

05/06/18
Dr. Nuno Nogueira Martins eleito secretário-geral do EBCOG

Em representação da direção do Colégio Português de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, o Dr. Nuno Nogueira Martins foi eleito, por maioria dos votos, o novo secretário-geral do European Board & College of Obstetrics and Gynaecology (EBCOG), a secção de Obstetrícia e Ginecologia da Union Européenne des Médicins Spécialistes (UEMS). O mandato é de três anos, com possível reeleição no final desse período. A decisão foi tomada no último dia 19 de maio em Bruxelas.

 

O EBCOG caracteriza-se por ter uma estrutura formada por quatro oficiais – presidente, secretário-geral, presidente eleito e tesoureiro –, o presidente da secção, um executivo com cinco membros das diferentes áreas geográficas e um council, no qual estão representados os seus 36 países membros e as quatro subespecialidades reconhecidas na Europa, bem como a European Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (ENTOG).

Como principal objetivo, o grupo, que mantém desde 2004 a estrutura atual, pretende alcançar melhorias na saúde da mulher e dos seus bebés, ao promover elevados padrões de qualidade de cuidados. Entre as atividades que desenvolvem, destacam-se a regulação dos centros com idoneidade formativa na Europa, o desenvolvimento dos sistemas de treino e ensino da especialidade, a manutenção e melhoria do exame europeu, a produção de standards of care e position statements, a promoção da elaboração de normas de orientação clínica, a formação de formadores e a organização e acreditação de eventos científicos, incluindo a organização do Congresso Europeu de Obstetrícia e Ginecologia.

 

Especialista eleito é membro da direção da SPG

Nuno picture c98a9

O Dr. Nuno Nogueira Martins é licenciado pela Universidade de Coimbra e especialista em Ginecologia e Obstetrícia desde 2011. Presidiu a ENTOG e a Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (PONTOG), além de ter sido um dos seus fundadores. Trabalha, desde 2006, com o EBCOG, onde foi responsável pelo website e membro de todos os seus grupos de trabalho desde então. Foi responsável pela organização de diversas reuniões científicas europeias e presidente da comissão científica do 26.º Congresso Europeu de Obstetrícia e Ginecologia.

Localmente foi professor auxiliar convidado da Universidade de Aveiro. Atualmente é o coordenador da unidade de Oncologia Ginecológica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tondela Viseu e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).

Partilhar

Publicações