Novos desafios da Oftalmologia: aposta na investigação nas áreas de diagnóstico e terapêutica
05/06/2018 15:33:54
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novos desafios da Oftalmologia: aposta na investigação nas áreas de diagnóstico e terapêutica

“A Oftalmologia é uma das áreas da saúde que mais tem evoluído nos últimos tempos, tanto em termos de diagnóstico, como em termos de tratamento”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Amaro, oftalmologista no Hospital Lusíadas Lisboa. Em entrevista à News Farma, a propósito do 10.º aniversário da unidade de Oftalmologia da instituição, celebrado a 12 de maio, a especialista fez uma retrospetiva do que tem sido feito na área em Portugal nos últimos anos, prevendo um futuro com grande inovação, motivada pelos avanços tecnológicos, tanto a nível do diagnóstico, como a nível da própria terapêutica. Assista ao vídeo.

 

“Temos uma série de fármacos a ser investigados. Ainda temos um grupo relativamente grande de doentes que, ou não respondem à terapêutica, ou respondem inicialmente e deixam de responder, e para os quais não temos outra resposta a dar. Estas inovações permitem orientá-los um pouco melhor”, explica.

Além da terapêutica, diversas áreas da Oftalmologia estão a ser alvo de investigação. Como tal, a Dr.ª Ana Amaro faz a previsão de que a “próxima década será provavelmente pontuada por uma série de outras inovações”.

"Novos horizontes em Oftalmologia: desafios para a próxima década" foi o tema da reunião de 12 de maio, que celebrou o 10.º aniversário da unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Lisboa. O encontro científico contou com participantes de várias zonas do país.

“Num dia intensivo, abordámos a maioria das áreas da Oftalmologia”, conclui a especialista.

 

Vídeo