CHL lança prémio para distinguir trabalhos de investigação desenvolvidos pelos profissionais da instituição
16/05/2018 16:36:15
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
CHL lança prémio para distinguir trabalhos de investigação desenvolvidos pelos profissionais da instituição

Com o objetivo de distinguir trabalhos de investigação realizados no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e estimular a atividade científica na instituição, o CHL lançou o Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira. O recente galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.

O prémio tem o valor monetário de mil euros e pretende custear despesas de investigação e, desse modo, assegurar a continuidade dos projetos (como a participação num congresso, a aquisição bibliográfica, o pagamento de uma tradução, por exemplo).

Os interessados deverão candidatar-se mediante as condições apresentadas em regulamento, até 31 de maio.

Para avaliar as candidaturas, o CHL conta com um júri constituído pelo Prof. Doutor João Morais, o Dr. Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria e presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente, e o Dr. Nuno Rama, assistente hospitalar de Cirurgia Geral do Serviço de Cirurgia Geral I.

O júri avaliará as candidaturas através dos seguintes critérios: revista científica e fator de impacto, utilidade expectável dos resultados da investigação para o doente e para o CHL, a existência de colaborações com outras instituições nacionais ou internacionais, e a existência de colaborações com outros serviços do CHL.

Em comunicado, o diretor de Serviço de Cardiologia e Coordenador do Centro de Investigação do CHL, Prof. Doutor João Morais, refere que a criação do Prémio José Ribeiro Vieira "insere-se num programa mais vasto que o Centro de Investigação do CHL leva a cabo, e que visa estimular a participação dos profissionais e em especial dos mais jovens, em projetos e iniciativas de investigação científica".

Já a vogal do conselho de administração do CHL, Dr.ª Alexandra Borges, sublinha que este prémio "visa reconhecer e fomentar a participação dos profissionais do CHL em projetos de investigação que se distingam pela excelência".

Sobre a escolha do nome de José Ribeiro Vieira para batizar o prémio de investigação, o Prof. Doutor João Morais revela que, "sendo a primeira vez que o CHL cria um prémio com este objetivo, achamos que o mesmo deveria ser enriquecido atribuindo-lhe o nome de alguém que ao longo da sua vida se distinguiu nos caminhos da cultura e cujo nome está intimamente ligado à cidade e à região em que nos situamos".

Mais informações disponíveis aqui.