European Stroke Organisation Conference 2018 com forte presença portuguesa
16/05/2018 15:44:54
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
European Stroke Organisation Conference 2018 com forte presença portuguesa

Já começou a 4.ª edição da European Stroke Organisation Conference (ESOC), este ano a decorrer na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Contando com cerca de 4.300 congressistas, no encontro serão realizadas 30 intervenções de especialistas portugueses no programa científico, em sessões de natureza variada.

Durante três dias de atualização científica na área do acidente vascular cerebral, o encontro é marcado por uma notável participação portuguesa, desde moderações de sessões até apresentações de comunicações orais e posters.

Num comunicado divulgado à comunicação social, a vice-presidente da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), Prof.ª Doutora Elsa Azevedo, refere que estes números demonstram a crescente internacionalização da SPAVC de ano para ano.

“Para além da apresentação de trabalhos de investigação nacional e da participação em conferências a convite e moderação de sessões, existe uma presença crescente de elementos da SPAVC como membros de comités da European Stroke Organisation, e que irão integrar reuniões de trabalho durante esta Conferência", explica a especialista.

De acordo com a Prof.ª Doutora Elsa Azevedo, "esta presença verifica-se, nomeadamente, em Brain and Heart Council, Dementia Committee (Prof.ª Ana Verdelho como chair), Education Committee, Guidelines Board, Membership Committee, Telestroke Committee e Young Stroke Physicians & Researchers Committee”.

Na edição de 2018, a SPAVC está, pela primeira vez, institucionalmente representada num espaço físico para dar a conhecer a sua história e atividade aos congressistas.

“Pretende-se, com este espaço, por um lado divulgar a missão da SPAVC ao longo dos seus 13 anos de atividade e, por outro, funcionar como um ponto de encontro para todos os especialistas portugueses que estão a participar no ESOC”, refere a vice-presidente da SPAVC. O espaço da SPAVC (Booth 44) está situado na secção da exposição técnica reservada para associações sem fins lucrativos.

Apresentação do estudo “EVT-PT Study – Access to endovascular therapy for acute ischemic stroke in Portugal” no Congresso

Os resultados do primeiro estudo realizado pelo grupo de jovens da SPAVC (JSPAVC), e promovido pela SPAVC, será apresentado pela primeira vez neste Congresso.

De acordo com o Dr. João Sargento Freitas, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e co-autor do estudo, a investigação teve como objetivo "caracterizar o acesso nacional à trombectomia endovascular, especificando e avaliando a sua equidade regional”.

Neste trabalho foi realizado um levantamento do número de procedimentos deste tipo a nível nacional, com a recolha de dados entre junho 2015 e junho 2017. “Os resultados são fruto de uma análise de base epidemiológica, robusta, com as taxas locais de acesso a trombectomia ajustadas para os principais fatores demográficos”, acrescenta o especialista. O poster estará afixado hoje durante todo o dia.