Tonic Search, o novo “Google” para médicos criado por uma startup portuguesa
23/04/2018 12:26:10
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Tonic Search, o novo “Google” para médicos criado por uma startup portuguesa

Tonic Search é o novo “Google” para médicos criado pela Tonic App, uma startup portuguesa de saúde digital. A partir desta ferramenta, que já se encontra online, os profissionais da área encontram, num único motor de busca inteligente, todas as normas de orientação clínica e códigos que suportam o diagnóstico, o tratamento e a referenciação de doentes.

Disponível através desta ligação, o Tonic Search permite poupar tempo aos médicos, ao evitar que tenham de pesquisar recursos dispersos por dezenas de páginas na internet ou que existem apenas em formato de ficheiros, com muitas entradas. 

Num comunicado divulgado à comunicação social, a CEO da Tonic App, Dr.ª Daniela Seixas, explica que o projeto é um reforço daquilo que a empresa tem vindo a construir nos últimos meses, uma aplicação para telemóvel, exclusiva para médicos, que concentra as ferramentas de suporte à decisão mais úteis. 

“A plataforma vai, assim, permitir aos médicos utilizarem as melhores funcionalidades da app, agora também em qualquer computador, em casa ou no trabalho, e pode ser acedida através do nosso website”, sublinha a especialista.

O CTO da Tonic App e especialista em inteligência artificial, Dr. Luís Sarmento, refere que "motores de pesquisa generalistas, como o Google, estão calibrados para retornar resultados para o público em geral". Neste sentido, "a pesquisa por termos médicos traz maioritariamente resultados para um público não profissional, obrigando o utilizador médico a perder tempo a filtrar resultados pouco relevantes e a pensar em pesquisas alternativas". 

Contrariamente, o "Tonic Search está, desde a sua conceção, totalmente focado em informação especializada para médicos, pelo que os resultados retornados são imediatamente mais relevantes”, esclarece.

A Tonic App foi, recentemente, selecionada como finalista 2018 TiE50, entre 7400 empresas de 28 países, um prémio que reconhece as startups mais inovadoras na maior conferência do mundo de empreendedorismo tecnológico TiE Inflect 2018, em Sillicon Valley. Em 2017, o projeto venceu o bootcamp Techcare organizado pela Novartis, Deloitte Digital e Beta-i.

A empresa prepara agora a internacionalização para outro mercado europeu e conta conseguir, ainda este ano, investimento estrangeiro para atravessar fronteiras.Para o design digital do Tonic Search, a start up contou com a colaboração da The New Digital School.

 

Equipa Tonic App e TNDS 43e9b