Medtronic lança na Europa sistema de ablação que pode ser usado em procedimentos de Neurocirurgia
10/04/2018 17:28:39
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Medtronic lança na Europa sistema de ablação que pode ser usado em procedimentos de Neurocirurgia

A Medtronic anunciou hoje, 10 de abril, a atribuição “Conformidade Europeia” (CE) e o lançamento no mercado europeu do Visualase, um sistema de ablação a laser guiado por ressonância magnética (RM). Este sistema fornece uma tecnologia avançada de ablação a laser guiada por RM e pode ser usado em procedimentos de neurocirurgia.

Com o sistema Visualase, a energia do laser é aplicada na área alvo usando uma cânula de fibra ótica colocada no alvo esterotaxicamente. Quando a luz é fornecida através da cânula, as temperaturas na área alvo começam a subir, destruindo o tecido mole indesejado. Como os procedimentos do Visualase são guiados por imagens de RM, o procedimento pode fornecer uma ablação precisa e controlada. Graças à natureza minimamente invasiva do procedimento, os doentes geralmente voltam para casa no dia seguinte. 

O Dr. Jürgen Voges, da Medical Faculty University Hospital Magdeburg, refere que este sistema "dará aos neurocirurgiões uma opção adicional, minimamente invasiva, para direcionar e tratar com precisão pequenas áreas de tecido".

Em julho de 2007, o sistema de ablação por laser guiado por RM recebeu a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, para ablação de tecidos moles. Atualmente, a Medtronic está envolvida num estudo de fase III, de ablação a laser estereotáxica para epilepsia do lobo temporal, a decorrer nos Estados Unidos. O objetivo é comprovar a expansão da indicação da FDA para o tratamento da epilepsia em doentes com epilepsia do lobo temporal mesial resistente aos medicamentos. 

O neurocirurgião do hospital universitário Pitie Salpetriere, Dr. Alexandre C. Carpentier, mostra-se muito satisfeito com o facto de a tecnologia ter chegado à Europa. Já o presidente da divisão de Brain Therapies da Medtronic, Dr. Brett Wall, refere que "a apresentação do Visualase aos profissionais de Saúde europeus garante que mais doentes terão acesso a essa benéfica tecnologia". "Este último marco é um testemunho do nosso compromisso em expandir as opções terapêuticas para os médicos e para seus pacientes", acrescenta.

Assista aqui ao vídeo no qual se explica qual o procedimento do sistema Visualase.