AbbVie reúne especialistas para debater diferentes visões sobre biológicos e biossimilares
09/03/2018 16:20:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
AbbVie reúne especialistas para debater diferentes visões sobre biológicos e biossimilares

No âmbito da Reunião “Atualizações em… Biológicos e Biossimilares”, promovida pela Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), em Tomar, a Abbvie Portugal promove uma mesa-redonda com especialistas de diferentes áreas, a partir das 10h30 de amanhã.

Para abrir a discussão desta mesa-redonda, a Dr.ª Conceição Portela, CEO da Focus on Evolution, vai abordar as descontinuidades no sistema de farmacovigilância na União Europeia e em Portugal, seguida pelo Dr. Luís Miranda, que abordará a tríade doente-médico-farmacêutico na otimização do tratamento.

Na mesa-redonda estarão reunidas diferentes visões relativamente aos biológicos e biossimilares. Na discussão vão participar a Dr.ª Daniela Maia, administradora hospitalar do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, a Dr.ª Elsa Frazão Mateus, presidente da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas e da EUPATI Portugal, a Dr.ª Catarina Luz Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, a Prof.ª Cláudia Monge, professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e o Dr. Luís Miranda, reumatologista do Instituto Português de Reumatologia. A moderação da mesa ficará a cargo da jornalista Dulce Salzedas.

A discussão abordará os gaps no sistema, bem como as recentes guidelines da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) sobre a utilização de medicamentos biossimilares e a mudança de medicamento biológico de referência para biossimilar e que suscitaram já a tomada de pareceres por parte do Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) e da própria Sociedade Portuguesa de Reumatologia.