Happy: a primeira app portuguesa de prevenção de cancro foi premiada
08/02/2018 17:02:57
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Happy: a primeira app portuguesa de prevenção de cancro foi premiada

O projeto "Health Awareness and Prevention Personalized for You" (Happy), a primeira aplicação portuguesa para smartphones de prevenção de cancro, venceu a categoria Saúde do "Santa Casa Casa Challenge 2017", um concurso de inovação social digital. A app, desenvolvida pelo Prof. Doutor Nuno Ribeiro, investigador do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto, integra-se no projeto Healthy Youth through Prevention Education, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

No dia 31 de janeiro, a app Happy venceu a categoria Saúde do concurso de inovação social digital promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no pitch final do concurso, que decorreu em Alcântara.

Criada em 2016, a aplicação baseia-se no princípio da personalização, uma vez que se adapta ao perfil e ao contexto do utilizador, enviando mensagens que recomendam comportamentos saudáveis. O utlizador encontrará a sua HappyScore, que ilustra em tempo real o nível de prevenção de cancro individual, desafios saudáveis e a possibilidade de se ligar aos seus amigos para partilha de resultados.

Para o Prof. Doutor Nuno Ribeiro, este prémio significa "o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos quatro anos e permitirá continuar o desenvolvimento de uma ferramenta que foi criada para ajudar as pessoas".

Os projetos distinguidos nesta edição do concurso de inovação digital receberam um prémio pecuniário de 10 mil euros, conquistando ainda o direito de participar no Web Summit 2018.

 

 

Vídeo