Doença inflamatória intestinal: SPG comenta nova norma sobre medicamentos biológicos
04/12/2017 18:48:20
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Doença inflamatória intestinal: SPG comenta nova norma sobre medicamentos biológicos

O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, Prof. Doutor Luís Tomé, comenta a recente Portaria publicada a 15 de novembro, em Diário da República que determina que os medicamentos destinados ao tratamento de doentes com doença de Crohn ou colite ulcerosa são comparticipados a 100%, podendo ser prescritos apenas por médicos especialistas em Gastrenterologia dos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assista ao vídeo.

Para o gastrenterologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, esta é uma medida injusta pois "os mesmos medicamentos são utilizados em doenças do foro dermatológico e reumatológico", podendo ser prescritos em estabelecimentos do SNS e privados.

O presidente da SPG refere ainda a incapacidade do SNS de receber novos doentes que já estejam a ser seguidos nos hospitais privados e que, à luz desta nova portaria, se vejam impossibilitados de receber o tratamento adequado nesses serviços.

Uma preocupação que é também partilhada pelos doentes, representados pela Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino.

Vídeo