Abertas candidaturas para Prémio Janssen Inovação 2018
Abertas candidaturas para Prémio Janssen Inovação 2018

Abrem hoje, dia 13 de novembro, as candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Janssen Inovação, uma iniciativa da Janssen Portugal em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) que visa distinguir trabalhos de investigação científica em diversas áreas da Saúde, consideradas prioritárias pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O período de candidaturas para a 2.ª Edição do Prémio Janssen Inovação irá decorrer até 31 de janeiro de 2018. O prémio, no valor total de 60 mil euros, repartidos pelo primeiro (30 mil euros), segundo (20 mil euros) e terceiro (10mil euros) melhores trabalhos, visa distinguir trabalhos de investigação científica nas áreas de Imunologia, Infecciologia, Neurociências, Oncologia e hipertensão pulmonar.

Os trabalhos podem ser submetidos individualmente ou em grupo (equipa de investigação) através do site https://www.premiosjanssen.pt/, devendo ser inéditos, terem sido concluídos após 31 de outubro de 2014 e realizados total ou maioritariamente em instituições portuguesas (unidades hospitalares, estabelecimentos de ensino superior e/ou centros de investigação).

“O Prémio Janssen Inovação é o resultado da vontade de incentivar e distinguir o que de melhor se faz em investigação no nosso país em diferentes áreas da saúde”, afirma a Dr.ª Filipa Mota e Costa, diretora-geral da Janssen Portugal. “A atribuição deste prémio, que se realiza de dois em dois anos, pretende distinguir investigação desenvolvida em áreas consideradas prioritárias pela OMS”, acrescenta a responsável.

“Com este Prémio estamos a dar visibilidade à investigação de ponta que se faz no país, atraindo jovens cientistas, dando-lhes condições para irem ainda mais além, prestigiando o nome de Portugal”, assegura a Prof.ª Doutora Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP.

A Comissão de Avaliação do Prémio Janssen Inovação é presidida pelo Prof. Jorge Sampaio, constituída por cinco individualidades com mérito reconhecido na investigação em saúde em Portugal e dois representantes das instituições promotoras desta iniciativa.

Os projetos vencedores serão conhecidos até ao final do mês de maio de 2018.