Novartis seleciona 11 startups para integrar bootcamp do programa Techcare
13/11/2017 15:54:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Novartis seleciona 11 startups para integrar bootcamp do programa Techcare

A Novartis já selecionou as 11 startups que vão integrar o bootcamp do programa Techcare, a decorrer entre 13 a 17 de novembro, um projeto que promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas que respondem a necessidades do ecossistema da saúde em Portugal.

“O Techcare espelha a identidade da companhia e a sua aposta contínua na inovação e nas novas potencialidades do digital. Todo o processo de contacto e avaliação das startups foi extraordinário e acreditamos que a proximidade e o espírito empreendedor vividos no bootcamp vão ser benéficos, não só para as startups, mas para toda a equipa Novartis. Estamos certos que este é o caminho certo para colaborarmos na criação de soluções inovadoras na área da saúde que nos ajudem a concretizar a missão da Novartis: descobrir novas formas de melhorar e prolongar a vida”, afirma a Dr.ª Cristina Campos, diretora geral da Novartis Portugal.

Na área de Diagnóstico e Referenciação, foram selecionadas a Alcove, responsável por criar um serviço de apoio digital para promover a autonomia de idosos e adultos com deficiência; a NeuroPsyCAD, com um projeto de apoio ao diagnóstico precoce na área da neuropsiquiatria; a UpHill, com um sistema que regista as formações das equipas médicas e avalia a necessidade de formação complementar; e a Informed.pro, com uma ferramenta que permite fazer chegar material educacional mais personalizado aos profissionais de saúde.

Na área de Ativação do Doente e Gestão da Doença, foram eleitas as startups MedicSen, com uma app de gestão personalizada da diabetes; a Care Across, com uma plataforma web dedicada a doentes oncológicos e cuidadores; e a Amiko com um método de gestão da medicação através de sensores digitais para a área respiratória.

O programa destacou também na categoria Redes Colaborativas as empresas Biotechspert, com a criação de um algoritmo que identifica e conecta rapidamente especialistas e líderes de opinião de várias áreas; a LibHeros com uma plataforma que liga doentes e profissionais de Saúde através de um site, uma app e um operador telefónico; e a Tonic App, com um software que disponibiliza conteúdos formativos, apoia no diagnóstico e melhora a comunicação entre médicos dos cuidados primários e terciários.

Foi ainda selecionada a PromptlyHealthCare, na área de Criação de Valor e Resultados em Saúde, por desenvolver uma plataforma online que reúne dados científicos sobre o tratamento, permitindo aos doentes com a mesma patologia, consultar os resultados esperados de acordo com o tratamento que lhes foi prescrito.

Estas startups tiveram a oportunidade de expor as suas ideias na Web Summit 2017, que decorreu na passada semana em Lisboa. A diretora geral da Novartis também participou como oradora na Web Summit, num painel dedicado à regulação e inovação no setor da Saúde.

O Techcare é um programa desenvolvido pela Novartis, em parceria com a Deloitte Digital e a Beta-i, que desafia startups experientes na produção de protótipos ou já em fase de testes, a desenvolver ferramentas, soluções ou métodos que respondam a necessidades do ecossistema da saúde em Portugal. As áreas terapêuticas abrangidas pelo projeto são insuficiência cardíaca, psoríase, espondilartrites, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), esclerose múltipla, patologias retinianas e Oncologia.