Prof. Doutor Ricardo Seabra Gomes homenageado na Reunião Anual da APIC
10/11/2017 16:16:08
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor Ricardo Seabra Gomes homenageado na Reunião Anual da APIC

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai homenagear o Prof. Doutor Ricardo Seabra Gomes, responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal. A cerimónia está inserida na Reunião Anual, que se realiza entre os dias 16 a 18 de novembro, em Troia.

“Este ano a Cardiologia de intervenção está a assinalar, em todo o mundo, os 40 anos da primeira angioplastia coronária, realizada em 1977 pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique. Em Portugal, o médico pioneiro foi o Prof. Doutor Ricardo Seabra Gomes que, em 1986, fez a primeira angioplastia, o que pode ser considerado como uma verdadeira revolução na medicina”, explica o Dr. João Brum Silveira, presidente da APIC.

Para além deste momento simbólico, o programa da Reunião Anual da APIC vai centrar-se nos novos desafios técnicos e científicos da cardiologia de intervenção, mas também nas questões socioprofissionais que a comunidade enfrenta, conforme explica o Dr. António Fiarresga, presidente da Reunião, citado em comunicado de imprensa: “Temos uma profissão de desgaste rápido, com algumas insuficiências no seu reconhecimento e que merece mais atenção da nossa parte e de quem nos tutela. Cabe-nos também a nós, enquanto Associação, ajudar a identificar o problema e a fazer chegar a quem de direito a necessidade de encontrar soluções que o possam minorar ou uma forma de compensar os profissionais envolvidos”.