120.º aniversário da Aspirina assinalado com “pompa e circunstância”

12/10/17
120.º aniversário da Aspirina assinalado com “pompa e circunstância”

No passado dia 10 de outubro, a Bayer assinalou o aniversário de um dos mais reconhecidos medicamentos a nível mundial: a Aspirina. “Sobreviveu às duas guerras mundiais, acompanhou os movimentados anos 60 e a evolução tecnológica das décadas seguintes, estando mesmo presente na primeira viagem do Homem à Lua”. A Aspirina chega a 2017 com 120 anos de histórias, a acompanhar “milhões de pessoas em todo o mundo para tratar dor, febre e inflamação”. Veja as fotografias da cerimónia na fotogaleria da News Farma.

A cerimónia de comemoração juntou vários médicos no auditório da Bayer para celebrar uma história que nasceu em 1987 quando o químico alemão Felix Hoffman iniciou a investigação do ácido acetilsalicílico, principal componente da Aspirina. O Prof. Doutor Manuel Carrageta, o Dr. Alberto Mello e Silva, o Dr. Carlos Aguiar e o Dr. Pedro Marques da Silva foram alguns dos especialistas que marcaram presença na cerimónia presidida pela Dr.ª Isabel Fonseca Santos e pelo Dr. António Gata-Simão.

Atualmente o ácido acetilsalicílico continua a ser um dos ingredientes ativos que integra a lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde e, só em 2016, foi protagonista de 1.900 publicações científicas. Espreite alguns momentos do evento que decorreu com o mote “120 anos na ponta dos dedos”.

Partilhar

Publicações