Associação Portuguesa de Dislexia lança campanha de sensibilização para a doença
10/10/2017 15:00:10
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Associação Portuguesa de Dislexia lança campanha de sensibilização para a doença

A propósito do Dia Mundial da Dislexia, que se assinala hoje, dia 10 de outubro, a Associação Portuguesa de Dislexia, vai lançar uma campanha de sensibilização com o objetivo de derrubar ideias erradas e preconcebidas que existem em torno desta disfunção neurológica que afeta 600 milhões de pessoas em todo o mundo.

“A dislexia impacta particularmente as crianças, que são alvo de rótulos ao longo do seu percurso escolar, sendo consideradas menos inteligentes que os colegas”, começa por explicar a Dr.ª Helena Serra. “Esta perceção não corresponde à verdade, uma vez que grande parte destes jovens apresentam uma inteligência normal ou acima da média”, conclui a presidente da Associação. Sob o mote “Disléxicos como Nós”, a campanha pretende combater este estigma, reunindo caras mundialmente conhecidas que se destacaram na comunidade e que evidenciam o lado positivo da dislexia. São exemplos disso Einstein, Picasso, Da Vinci, Agatha Christie, Van Gogh, Churchill e Spielberg.

Para além disto, a iniciativa engloba também três vídeos que refletem os vários cenários deste problema em contexto real e cartazes de sensibilização que serão divulgados nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais.

Atualmente, estima-se que a dislexia afete 600 milhões de indivíduos em todo o mundo, atingindo 5% da população portuguesa. No site www.dislex.co.pt, a Associação Portuguesa de Dislexia reúne um conjunto de documentos sobre a patologia e até um teste de autoavaliação.