UMinho promove seminário sobre maus-tratos a pessoas idosas

11/08/17
UMinho promove seminário sobre maus-tratos a pessoas idosas

A Associação de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho) organiza no próximo dia 11 de setembro o primeiro seminário internacional sobre maus-tratos a pessoas idosas. Uma iniciativa pioneira em Portugal, que pretende dar a conhecer programas de intervenção eficazes e instrumentos para o despiste de situações de violência.

Conforme explica o Prof. Doutor José Ferreira-Alves, os profissionais de saúde e de serviço social sentem “alguma insegurança” e dispõem de um “conhecimento insuficiente” para abordar situações de violência com os idosos. “Muita desta insegurança deve-se essencialmente à falta de oportunidades de formação e reflexão com outros colegas e com especialistas mais experientes neste âmbito”, refere o Prof. do departamento de Psicologia da UMinho.

O seminário decorre entre as 09h00 e as 13h00, dia 11 de setembro e traz a Portugal especialistas de Israel e Espanha, que se juntam ao Prof. Doutor José Ferreira-Alves, e à Dr.ª Maria João Quintela, presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. O programa inclui a apresentação de temas como o abuso sexual na terceira idade, os serviços de proteção disponíveis e as dificuldades sentidas pelos profissionais que lidam com este grupo.

Consulte o programa do evento, aqui.

Partilhar

Publicações