Prof. Doutor Luís Tomé assume a Presidência da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia
19/06/2017 16:44:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof. Doutor Luís Tomé assume a Presidência da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) elegeu o Prof. Doutor Luís Tomé para presidente da Direção do próximo biénio (2017-2019). O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi eleito, em Assembleia Geral, realizada na Semana Digestiva 2017, que decorreu recentemente no Palácio de Congressos do Algarve.

Na tomada de posse, o novo presidente da SPG fez votos para que no seu mandato a Gastroenterologia “continue forte e pujante com o propósito de facultar a melhor assistência possível a toda a comunidade”. No entanto, mostrou-se preocupado com a impossibilidade de conseguir garantir assistência conveniente aos portadores de doenças inflamatórias crónicas do intestino. “O Ministério da Saúde já foi avisado de que não é possível continuar a atender esses doentes apenas nos Hospitais Públicos dado o número crescente de casos diagnosticados. O atendimento num ambiente privado encontra-se bloqueado pela dispensa hospitalar exclusiva de medicamentos indispensáveis ao tratamento desses doentes”, afirmou.

O Prof. Doutor Luís Tomé realçou também o ceticismo com que encara o modo como se efetua o rastreio do carcinoma colorectal no qual se utiliza um teste para pesquisa de sangue oculto das fezes cujas características não são conhecidas dos Gastroenterologistas, já que é um dado assente que a pesquisa de sangue oculto perde um considerável número de adenomas do cólon, sendo estes adenomas os percursores dos tumores malignos colo rectais.

A nova direção fica completa com os vice-presidentes Prof. Doutor Guilherme Macedo, Prof. Doutor Rui Tato Marinho e o Doutor Pedro Amaro. O Dr.Miguel Bispo é o novo secretário-geral.