Prémio Egas Moniz entregue ao Dr. Jorge Resende Pereira
06/06/2017 16:00:13
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prémio Egas Moniz entregue ao Dr. Jorge Resende Pereira

O Prémio Egas Moniz, que distingue personalidades ligadas à Neurorradiologia, foi entregue na passada sexta-feira ao Dr. Jorge Resende Pereira, a título póstumo. A entrega do prémio aconteceu na sessão de abertura da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia, no Cineteatro de Estarreja, pela mão do Dr. Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Na sessão solene, o Dr. Pedro de Melo Freitas lembrou o Dr. Jorge Resende Pereira como alguém que “tinha jeito para o desenho e gostaria de ter seguido arquitetura, mas enveredou pela Medicina”. O Dr. Jorge Resende especializou-se em Neurorradiologia, “tendo inclusive sido eleito Presidente do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos entre 2006 e 2011”, acrescentou o presidente da Brain Week.

O Dr. Rui Manaças, antigo coordenador da especialidade de Neurorradiologia no Hospital Lisboa Central (2007-2014) e Presidente de Colégio da Especialidade na Ordem dos Médicos (2003-2006) foi também condecorado. A sua contribuição para a “afirmação da neurorradiologia em Portugal” foi sublinhada por Dr. Pedro de Freitas Melo.

A última homenagem da sessão foi feita ao Dr. Romeu Cruz, que “deixou um Serviço de Neurorradiologia bem equipado e com um quadro de pessoal motivado e muito influenciado pela sua visão voluntariosa de dedicação aos doentes e à instituição”, explicou o Dr. João Xavier, o seu sucessor, atual diretor de serviço de Neurorradiologia do Hospital de Santo António, no Porto (2000-2011).

Esta foi a primeira vez que o prémio foi entregue em Estarreja, cidade berço do neurologista Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949. A iniciativa insere-se no programa da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia que está a decorrer desde o dia 31 de maio e termina já amanhã, 6 de junho, para homenagear o 90º aniversário da realização da primeira angiografia cerebral.