Neurorradiologia diagnóstica e terapêutica: passado, presente e futuro da especialidade

02/06/17
Neurorradiologia diagnóstica e terapêutica: passado, presente e futuro da especialidade

Com um programa apelativo e muito diversificado, a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) realiza o seu XIII Congresso Nacional, até 4 de junho, em Estarreja, terra natal do Prof. Doutor Egas Moniz, que será homenageado no evento a propósito da passagem do 90.º aniversário da realização da primeira angiografia cerebral.

Transversal à reunião magna dos neurorradiologistas, a primeira Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia funcionará como um fio condutor das múltiplas iniciativas associadas e satélites ao Congresso. Em destaque estarão algumas das vertentes mais complexas e desafiantes da Neurorradiologia, assim como alguns dos avanços mais significativos já realizados nesta área do conhecimento, que serão abordados por palestrantes consagrados, portugueses e estrangeiros.

Evento inclusivo da Neurorradiologia diagnóstica e terapêutica, este Congresso envolverá ainda a realização de cursos, workshops e colóquios, qual fórum nacional de discussão neurorradiológica alargada e privilegiada.

No decorrer dos trabalhos, para os quais são esperados entre 250 e 350 participantes, serão atribuídos dois prémios: Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia (prémio carreira) e Prémio Paulo Mendo (melhor comunicação científica em Congresso). Acresce o lançamento do livro “The Legacy of Egas Moniz in present-day Neuroradiology”, que resulta de um desafio lançado a neurologistas portugueses e estrangeiros para que escrevessem sobre a contribuição da angiografia cerebral para o desenvolvimento da Neurorradiologia.

O XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia é organizado em parceria com o Brain Imaging Network (BIN), o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), a Universidade de Aveiro e UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro. Conta ainda com o apoio institucional de dois parceiros internacionais: a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR) e a European Society of Neuroradiology (ESNR).

Partilhar

Publicações