"Faça como quiser, mas não feche os olhos”: SPO alerta população para o cancro da bexiga

23/05/17
"Faça como quiser, mas não feche os olhos”: SPO alerta população para o cancro da bexiga

No mês de sensibilização para o cancro da bexiga, a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) apresenta uma nova campanha de sensibilização dirigida ao público em geral. Com o mote "Faça como quiser, mas não feche os olhos”, a instituição pretende chamar a atenção para esta doença oncológica que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sentencia a vida de 165 mil pessoas todos os anos, em todo o mundo.

Partindo de um filme animado que conta com a voz do ator Diogo Infante, a SPO deixa várias mensagens de alerta dirigidas, em especial, à população masculina que representa cerca de 80% dos casos diagnosticados. Conheça aqui o vídeo da campanha, que conta com o apoio da Roche.

De acordo com a SPO, “as estatísticas confirmam que é sobretudo entre o sexo masculino, e nos homens com idade superior a 65 anos, que se conta o maior número de casos. De facto, os homens têm uma probabilidade duas a três vezes maior de sofrer desta doença do que as mulheres”.

Sinais de alerta como sangue na urina, dores abdominais, dor durante a micção ou irritação na bexiga são motivos que deveriam levar as pessoas ao médico, o que nem sempre acontece. Dados recolhidos numa sondagem recente, que incluiu cerca de dez mil participantes de seis países diferentes, revelam que quase 1 em cada dez adultos nunca ouviu falar da doença. A estes juntam-se cerca de dois terços dos inquiridos (62%) que confirmam não saber identificar os seus sintomas. Ainda, são mais de metade (52% dos inquiridos) que confessam ter tido pelo menos um dos sintomas, mas decidiram esperar que estes desaparecessem.

O cancro da bexiga é um dos 10 tipos de cancro mais comuns em todo o mundo e, em Portugal, estima-se que anualmente sejam diagnosticados 1.800 novos casos.

Partilhar

Publicações