Doenças oportunistas discutidas no 4.º Congresso Nacional de Medicina Tropical
20/04/2017 17:32:58
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Doenças oportunistas discutidas no 4.º Congresso Nacional de Medicina Tropical

Começou ontem, 19 de abril, o 4.º Congresso Nacional de Medicina Tropical (CNMT), que decorre em paralelo com o 1.º Encontro Lusófono de SIDA, Tuberculose e Doenças Oportunistas. O Congresso é organizado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa. Veja algumas imagens do Congresso na fotogaleria da News Farma.

“Neste 4.º Congresso de Medicina Tropical as palestras nas áreas da infeção por VIH e das principais doenças oportunistas associadas têm objetivos de caráter científico e social ao disseminar a informação existente sobre o estado do conhecimento nestas áreas quer em Portugal, quer nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP); ao proporcionar uma plataforma de debate sobre estes temas tão atuais e pertinentes e ao dedicar-se ao esclarecimento da população em geral e, especialmente, dos doentes infetados com VIH”, esclarece a Prof.ª Doutora Olga Matos, vice-presidente do Congresso.

Amanhã, dia 21, o encontro vai contar com uma sessão intitulada “As infeções oportunistas no doente imunodeprimido”, realizada pelo Prof. Doutor Francisco Antunes, médico infecciologista. As infeções oportunistas mais visíveis nas últimas quatro décadas associam-se à síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Atualmente calcula-se que, a nível global, o número de infetados por VIH seja já de 37 milhões. Segundo dados de 2016, relativos a 2015, da Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS), esta patologia está a crescer ao ritmo de 5.700 infeções por dia.

Nesta área os desafios passam então por definir e quantificar as populações em risco, desenvolver técnicas de diagnóstico e terapêuticas melhores, bem como estratégias de prevenção.

Para informações sobre outros temas discutidos no Congresso, consulte o programa