24h de Saúde forma profissionais para diminuir o erro clínico
19/04/2017 17:32:11
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
24h de Saúde forma profissionais para diminuir o erro clínico

O 24h de Saúde é um evento formativo, pioneiro em Portugal, que pretende formar profissionais de Saúde para diminuir o erro clínico. O evento decorre de 20 a 21 de maio e é acolhido pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A falta de comunicação entre os profissionais de Saúde e a formação escassa em competências organizacionais e de liderança está, muitas vezes, na origem dos erros clínicos. Assim, o evento pretende mitigar estas falhas e desenvolver as competências comunicacionais e organizacionais dos profissionais de Saúde.

Ao longo de 24 horas consecutivas, o 24h de Saúde irá fortalecer estas capacidades através de desafios assentes no quotidiano dos profissionais de Saúde, que colocarão à prova a forma como se relacionam entre si e gerem as suas atividades, com vista à melhoria do serviço ao doente, redução do erro clínico, aumento da eficácia dos cuidados de Saúde e maior satisfação dos profissionais com o seu ambiente de trabalho.

As equipas podem ter entre três a cinco elementos e devem ser constituídas por profissionais e/ou estudantes de qualquer área da Saúde, desde Enfermagem e Nutrição, a Fisioterapia, Medicina e Ciências Farmacêuticas. As inscrições são realizadas online.

O 24h de Saúde conta com o apoio da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Nutricionistas, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, entre outros.

Segundo dados de um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um em cada 10 doentes sofre complicações desnecessárias no local de tratamento, o que faz com que 10% da despesa dos hospitais corresponda à correção de erros clínicos evitáveis ou infeções propagadas nas unidades de Saúde.

Para mais informações consulte o site do evento. 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News

Farmacêutico News

Hematologia Oncologia

Congresso Português de Hepatologia 2017

Sida