Associação Portuguesa de Sono reúne especialistas nos Açores
19/04/2017 17:29:07
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Associação Portuguesa de Sono reúne especialistas nos Açores

A Associação Portuguesa de Sono (APS) organiza, nos dias 26 e 27 de maio, o terceiro encontro científico internacional “Lufada do Atlântico”, este ano dedicado à síndrome de apneia do sono. A iniciativa decorre no Hotel Angra Marina, em Angra do Heroísmo, nos Açores.

Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o programa conta com a apresentação de temas como “Apresentação e tratamento dos diferentes fenótipos da Síndrome de Apneia do Sono”, “Condução e Síndrome de Apneia do Sono (na Europa e em Portugal) ”, “Síndrome de Apneia do Sono na infância – repercussões na idade adulta”, “A pesquisa de biomarcadores moleculares na Síndrome de Apneia do Sono”, entre outros. O encontro conta também com uma componente mais prática onde serão realizados workshops. Consulte aqui o programa preliminar. 

O Dr. Joaquim Moita, presidente da APS, refere que o encontro é uma oportunidade da “experiência portuguesa ser cruzada com a internacional em áreas críticas como a pesquisa de biomarcadores, cuidados domiciliários, a sonolência na condução e o tratamento da doença na criança”.

A síndrome de apneia do sono é uma patologia com elevada prevalência na população, prevendo-se que atinja cerca de 5% dos portugueses, e com enormes consequências clínicas, sendo considerada atualmente um problema de Saúde Pública. Esta patologia caracteriza-se por paragens respiratórias que se repetem várias vezes ao longo da noite e que originam diminuição dos níveis de oxigénio no sangue e despertares.

As inscrições decorrem até 22 de maio e podem ser feitas através deste link