Representação portuguesa no 6.° Encontro Luso-Brasileiro de Hepatologia
23/03/2017 16:03:23
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Representação portuguesa no 6.° Encontro Luso-Brasileiro de Hepatologia

Começou hoje, dia 23 de março, o 6.° Encontro Luso-Brasileiro de Hepatologia, que decorre paralelamente com o 2.° Simpósio de Hepatologia do Sul, em Rio Grande do Sul, no Brasil. O Encontro, que se prolonga até ao próximo dia 26, conta com a participação de palestrantes portugueses.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, o evento reúne especialistas vindos de todo o Brasil para debater os temas mais atuais da especialidade, nomeadamente as hepatites B e C, o transplante hepático, a DHGNA, o carcinoma hepatocelular e as complicações da cirrose.

A representar Portugal na reunião está o Dr. José Presa Ramos, especialista de Medicina Interna e diretor da Unidade de Hepatologia no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que, na tarde de hoje, falou sobre “Profilaxia sem antibióticos na PBE: já podemos utilizar?”. O especialista participa ainda, no dia de amanhã, numa conferência intitulada “Infecção na cirrose”, juntamente com o Dr. Angelo Alves de Mattos, hepatologista brasileiro.

O Prof. Doutor Rui Tato Marinho, hepatologista no Hospital de Santa Maria (Lisboa) e vice presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), está também presente no Encontro, partilhando conhecimentos na área do “Papel das RAS na prática médica do Hepatologista”, numa palestra que apresentará amanhã. No mesmo dia, participará ainda numa conferência sobre “Tratamento Interferon-free do VHC: qual o futuro?”, juntamente com o Dr. Eduardo Emerim, gastrenterologista brasileiro.