Dr. Miguel Guimarães é o novo bastonário da Ordem dos Médicos

20/01/17
Dr. Miguel Guimarães é o novo bastonário da Ordem dos Médicos

O Dr. Miguel Guimarães foi eleito bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019. O atual presidente da secção regional norte da Ordem dos Médicos venceu com 70% dos votos, dispensando uma segunda volta.

O novo bastonário é especialista em Urologia, tem 55 anos e é assistente graduado sénior de Urologia no Centro Hospitalar de São João, no Porto, onde faz também parte da equipa de transplantes renais. Esteve sempre ligado ao associativismo, tendo sido membro fundador da Associação Nacional dos Jovens Médicos (AJOMED).

O Dr. Álvaro Beleza, o Dr. França Gouveia, o Professor Jorge Torgal e o Dr. Miguel Guimarães eram os quatro candidatos ao cargo de bastonário, para suceder ao Prof. Doutor José Manuel Silva, que esteve à frente da Ordem durante seis anos.

Em entrevista ao Diário de Notícias, na série dedicada aos candidatos a bastonário, o Dr. Miguel Guimarães alertou que o sistema está no limite, o que coloca problemas na qualidade e que a Ordem deve determinar os tempos mínimos aceitáveis na relação médico-doente. 

"A Ordem deve contribuir para o respeito e valorização que são devidos aos médicos e ser a garantia de um escrupuloso respeito pelos princípios éticos e deontológicos da profissão e pela qualidade da formação pós-graduada", considerou na altura o candidato a bastonário.

Fonte: DN

Partilhar

Publicações