Hospital Garcia de Orta disponibiliza serviço inovador de teledermatologia

14/07/16
Hospital Garcia de Orta disponibiliza serviço inovador de teledermatologia

Em comunicado, o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou que já tem em funcionamento, numa fase experimental, um serviço inovador de rastreio de Dermatologia à distância, o qual permite uma rápida assistência dermatológica à população.

Através deste sistema, denominado de teledermatologia, já foram realizados mais de 30 pareceres dermatológicos.

Para a implementação deste serviço foram adquiridas quatro máquinas fotográficas digitais que, posteriormente, foram distribuídas por quatro Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, possibilitando o rastreio dermatológico de lesões malignas da pele à população.

O médico de Medicina Geral e Familiar, ao detetar no utente uma situação suspeita, tira algumas fotografias que envia através do sistema eletrónico de marcação de consultas, Consulta a Tempo e Horas (CTH), para o Serviço de Dermatologia do HGO.

Após a análise dermatológica, são transmitidas indicações de diagnóstico e tratamento ao médico da Unidade de Saúde ou o utente é encaminhado para consulta de Dermatologia no HGO.

Segundo a Dr.ª Elvira Bártolo, diretora do serviço de Dermatologia do HGO, “a implementação da teledermatologia no HGO poderá representar uma diminuição efetiva do tempo de resposta ao utente bem como uma triagem mais eficaz dos doentes, estabelecendo prioridades de forma mais correta. Por outro lado, poderá ainda ser evitada a deslocação de doentes sem indicação para a consulta de Dermatologia e permitir que algumas situações simples sejam resolvidas nas Unidades de Saúde do ACES Almada Seixal, através da indicação do diagnóstico e tratamento do médico de Medicina Geral e Familiar”.

Partilhar

Publicações