Campanha de sensibilização da Pulmonale alerta para cancro do pulmão
03/06/2016 17:32:24
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Campanha de sensibilização da Pulmonale alerta para cancro do pulmão

A Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão assinalou o Dia Mundial sem Tabaco - 31 de Maio - com o lançamento em Portugal da Campanha “ACTua Contra o Cancro do Pulmão”, uma ação em parceria com a Lung Cancer Europe (LuCE).

cancro do pulmão é a principal causa de morte por doença oncológica na Europa, com certa de 353 mil mortes estimadas anualmente e o tabaco é uma das principais causas da patologia. No entanto, um estudo em nove países europeus, apresentado pela Pulmonale, revelou que mais de um terço dos inquiridos que declararam ser fumadores diários (36%) afirmaram não estar preocupados com a patologia.

Por outro lado, 10% dos inquiridos ainda afirmaram desconhecer fatores de risco para o cancro do pulmão, incluindo o consumo de tabaco e o fumo passivo. O estudo revelou ainda que o conhecimento sobre a patologia é muito baixo, com quase seis em cada 10 cidadãos (57%) a admitirem que não têm conhecimento sobre a doença.

Estes dados motivaram a Pulmonale a avançar com esta campanha europeia em Portugal. Com esta ação procura dar voz aos sobreviventes de cancro do pulmão, chamando as pessoas a agir, cuidar e testemunhar.
Os cidadãos europeus vão, pois, ser chamados a partilhar o seu testemunho pessoal sobre como agir, diagnosticar e cuidar as ajudou a superar o cancro do pulmão.