Ordem dos Nutricionistas lança Catálogo Português de Nutrição
Ordem dos Nutricionistas lança Catálogo Português de Nutrição

A Ordem dos Nutricionistas e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), através do Centro de Terminologias Clínicas em Portugal (CTC.PT), desenvolveram o primeiro Catálogo Português de Nutrição (CPN), com o objetivo de aumentar a eficácia da comunicação entre profissionais e cidadãos.

O catálogo foi apresentado esta sexta-feira, dia 27 de maio, conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS) e surgiu da necessidade de se adotar uma terminologia estandardizada na otimização contínua dos cuidados de saúde, especificamente padrões normalizados para a representação da prática clínica das Ciências da Nutrição.

Assim, pretende-se que este instrumento seja adotado por parte dos softwares de apoio à prática clínica das Ciências da Nutrição, bem como por todos os profissionais que exerçam a sua atividade profissional nesta área.

O CPN facilita a recolha de dados entre populações, serviços de cuidados de saúde e regiões geográficas, auxiliando os responsáveis pelas decisões políticas nos processos afetos à área da Nutrição, nomeadamente a necessidade de recrutamento de nutricionistas, no âmbito dos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados.

Os dados originados pela utilização do CPN podem sustentar a tomada de decisão, melhorando assim a segurança e a qualidade dos cuidados prestados à população, contribuindo dessa forma para a melhoria das condições da prática clínica entre os nutricionistas.