VIII Congresso Nacional de Queimados reforça a vertente multidisciplinar e interprofissional da reunião

10/04/13

Agendado para os dias 13 e 14 de setembro de 2013, o VIII Congresso Nacional de Queimados (VIII CNQ) terá lugar no Hotel Tivoli Almansor, no Carvoeiro. No dia anterior realiza-se o II Curso Teórico-prático sobre o Tratamento Intensivo do Doente Queimado.

 

 

Com uma periodicidade bienal e organizado desde 1997 pela Associação Amigos dos Queimados (AAQ),  o Congresso Nacional de Queimados assume-se como "o ponto de encontro de todos os profissionais de saúde ligados ao tratamento das queimaduras (médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, etc.) e principal fórum sobre os últimos avanços no tratamento desta patologia".

A edição deste ano será organizada conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Queimaduras (SPQ), sociedade médica dedicada ao estudo desta patologia.

 

Oradores
Para além de palestrantes nacionais provenientes das várias Unidades de Queimados nacionais, bem como de outros Serviços, de alguma forma relacionados com esta área médico-cirúrgica, o VIII CNQ tem já assegurada a presença de dois palestrantes convidados estrangeiros de renome mundial na área das queimaduras:

- o Prof. Dr. David Herndon, Director da Unidade de Queimados e do Centro de Investigação do Shriners Burns Hospital (Estados Unidos) e editor do"Total Burn Care", o principal tratado de referência existente sobre o tratamento das queimaduras

- o Prof. Dr. Nelson Piccolo, Ex-Diretor Científico da ISBI (International Society For Burns Injuries), Secretário-Geral da IPRAS (International Confederation of Plastic Reconstructive and Aesthetic
 Surgery) e Director do Hospital de Queimados e do Instituto Nelson Piccolo (Brasil).


Temas a abordar:
Entre os diversos temas a abordar, incluem-se o tratamento cirúrgico actual das queimaduras, o controle da resposta hipermetabólica, a reconstrução da mama queimada, a utilização de stem-cells, membrana amniótica e substitutos cutâneos no tratamento das queimaduras.

Terá ainda lugar uma mesa-redonda sobre "O Doente Queimado e a Sociedade", com a participação de conhecidas personalidades das áreas científica, política e social. No âmbito desta reunião decorrerão ainda as Assembleias -Gerais da AAQ e da SPQ, e em paralelo, realizar-se-á nessa semana, também no Algarve, o Campo de Férias para Crianças Queimadas 2013.


Carácter multidisciplinar e interprofissional
De acordo com a comissão organizadora, "a importância e qualidade científica desta reunião manifestadas através do prestígio inquestionável dos palestrantes nacionais e estrangeiros; da sua organização conjunta e solidária pela AAQ e pela SPQ; do seu carácter multidisciplinar e interprofissional, faz prever que venha a constituir o maior evento nacional jamais realizado sobre a temática das queimaduras".





Contactos:
VIII Congresso Nacional de Queimados
Tel: 966 220 975
Fax: 239 482 061
E-mail: geral.aaq@gmail.com, carloarsimoes@gmail.com, jlacabral@gmail.com

Partilhar

Publicações