Percurso do Plano Nacional de Vacinação lembrado no 16.º Congresso Nacional de Pediatria

23/10/15
Percurso do Plano Nacional de Vacinação lembrado no Congresso Nacional de PediatriaO 50.º aniversário do Programa Nacional de Vacinação é uma das efemérides em destaque no 16.º Congresso Nacional de Pediatria. De acordo com a Prof.ª Doutora Teresa Bandeira, presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), "as vacinas deram um forte contributo para a redução da mortalidade infantil" em Portugal.


"Portugal é reconhecido, na Europa, como o modelo que pode vir a ser extrapolado para países que ainda não atingiram o controlo da mortalidade infantil. Há três ou quatro décadas Portugal tinha taxas de mortalidade infantil muito elevadas, e hoje tem já programas para rastreio, controlo e apoio à doença crónica", explicou a presidente à News Farma.

A Comissão de Vacinas da SPP, constituída por elementos da Sociedade de Infecciologia Pediátrica e da SPP, emite regularmente um conjunto de recomendações em relação às vacinas que ainda não estão incluídas no PNV no sentido de apoiar os profissionais de saúde nesta área. No Congresso será anunciada a nova edição destas recomendações.

A 16.ª edição do Congresso Nacional de Pediatria, organizado pela SPP, decorreu de 22 a 23 de outubro, no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira. Amanhã, dia 24, tem ainda lugar o II Encontro Hispano-Luso para Internos de Pediatria, integrado no Congresso.

Partilhar

Publicações