NICE recomenda pembrolizumab em primeira linha para melanoma avançado

14/10/15
NICE recomenda pembrolizumab em primeira linha para melanoma avançadoNo passado mês de setembro, o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) recomendou a utilização de pembrolizumab em doentes adultos com melanoma avançado, que progrediram após terapêutica com ipilimumab e para doentes positivos para a mutação BRAF V600 previamente tratados com um inibidor BRAF ou um inibidor MEK. Todavia, esta recomendação foi reformulada já no início deste mês de outubro. De acordo com nota emitida pelo NICE, pembrolizumab está agora recomendado como terapêutica de primeira linha em doentes com melanoma avançado.


“Estamos muito satisfeitos com o facto de o Reino Unido ter reconhecido o valor de pembrolizumab e agradecemos ao Governo os esforços que tem feito para garantir que os doentes com melanoma avançado possam receber este tratamento o mais cedo possível”, sublinhou o Dr. Deepak Khana, vice-presidente da MSD Oncology na Europa.

Pembrolizumab foi o primeiro medicamento a ser disponibilizado através do U.K Early Access to Medicines Scheme (EAMS). Criado em 2014, este sistema permite que doentes com curta esperança de vida ou em condições de saúde muito debilitantes tenham acesso precoce a terapêuticas inovadoras, mesmo antes de estas estarem completamente aprovadas pela Europa.

“A disponibilidade de pembrolizumab em primeira-linha será muito bem-vinda pela comunidade de doentes com melanoma”, afirmou Gillian Nuttall, fundador do Melanoma UK. “O melanoma avançado é uma doença muito difícil de tratar e esta nova opção terapêutica representa uma esperança para muitos doentes. Estamos muito satisfeitos pelo facto de os doentes poderem agora aceder ao pembrolizumab através do Serviço Nacional de Saúde e felicitamos o NICE pela rápida tomada de decisão”, acrescentou.

Até ao momento, pembrolizumab foi aprovado para doentes com melanoma avançado pelas autoridades reguladoras de 39 países, entre os quais os Estados Unidos da América, os países da União Europeia, assim como a Austrália, Canadá, Israel, Macau, Nova Zelandia, Peru, Coreia do Sul, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Mais recentemente, a FDA aprovou este inibidor do PD-1 também para algumas populações de doentes com cancro do pulmão de células não pequenas.





Partilhar

Publicações