Efeitos da vitamina D na saúde em debate no Fórum D 2015

30/09/15
Efeitos da vitamina D na saúde em debate no Fórum D 2015O auditório do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra recebe, no dia 3 de outubro, o Fórum D 2015. Trata-se do primeiro encontro nacional dedicado à discussão científica do papel da Vitamina D na manutenção do bem-estar e envelhecimento saudável.


Debater as necessidades diárias de Vitamina D, bem como as estratégias de combate à carência desta vitamina entre a população portuguesa são os principais objetivos da conferência. Neste dia, o Fórum D 2015 vai reunir especialistas no estudo científico e prática clínica das várias dimensões relacionadas com a vitamina D, apresentando temas como “Vitamina D – necessidades diárias: dieta e sol”, “Valores normais de Vitamina D”, “Estado da epidemia e do seu combate”, “Carência de Vitamina D – indícios clínicos e laboratoriais” e “Vitamina D e envelhecimento saudável”, entre outros temas. Consulte aqui o programa.

O programa conta ainda com a apresentação do primeiro website em Portugal exclusivamente dedicado ao tema – Fórum D (www.forumd.org). Esta plataforma permitirá ter acesso a um conjunto de informações sobre a Vitamina D, tais como fontes, efeitos da carência desta vitamina, benefícios e ainda um espaço de colocação de dúvidas que serão respondidas por especialistas.

O défice de vitamina D é um problema que afeta cerca de 1.000 milhões de pessoas em todo o mundo. Além dos benefícios esqueléticos e musculares, a vitamina D tem um papel modulador da resposta imunitária e na fisiologia cardiometabólica, nomeadamente na prevalência de infeções, na regulação do sistema reninaangiotensina e secreção de insulina, respetivamente.

Para uma tão elevada prevalência do défice contribui o facto de as fontes alimentares de Vitamina D serem escassas (a maioria dos alimentos apresenta conteúdo não significativo de Vitamina D) e a falta de exposição solar, sendo os idosos, mulheres pós-menopausa e as pessoas institucionalizadas populações de risco.

Partilhar

Publicações