Novos dados pembrolizumab apresentados no ECC 2015

29/09/15
Novos dados pembrolizumab apresentados no ECC 2015No decorrer do European Cancer Congress 2015 (ECC 2015), realizado em Viena, a MSD apresentou novos dados sobre resultados de pembrolizumab em monoterapia em carcinoma anal, carcinoma das vias biliares, carcinoma colorretal, carcinoma de células de Merkel, carcinoma nasofaríngeo e carcinoma do pulmão de células não pequenas (CPCNP), assim como um estudo que avalia pembrolizumab em combinação com outro tratamento de imunoterapia em melanoma.


O programa de desenvolvimento clínico de pembrolizumab expandiu-se rapidamente de forma a englobar mais de 30 tipos de tumor em mais de 130 ensaios clínicos, dos quais mais de 70 combinam pembrolizumab com outros tratamentos oncológicos. Os ensaios de registo de pembrolizumab em monoterapia estão atualmente a incluir doentes com melanoma, CPNPC, tumores da cabeça e do pescoço, cancro da bexiga, cancro gástrico, cancro colorretal e linfoma de Hodgkin, com estudos adicionais noutros tipos de cancro em planeamento.

A Imunoterapia corresponde a tratamentos que utilizam fármacos ou agentes biológicos que estimulam o sistema imunitário e o ajudam a corrigir mecanismos de defesa alterados em caso de doença. Recentemente, graças aos avanços das Ciências Básicas, surgiram terapêuticas inovadoras oncológicas que utilizam novos mecanismos imunológicos para tratar vários tipos de cancro.

Pembrolizumab, aprovado pela EMA para o tratamento de melanoma avançado, tem demonstrado dados de eficácia clínica em mais de 17 tipos distintos de cancro, dos quais se destaca: pulmão, colorretal, esófago, ovário, rim, cabeça e pescoço e estômago.

Mais informações sobre evidências com pembrolizumab em ecc2015.newsfarma.pt.

Partilhar

Publicações