Novartis apoia formação avançada para especialistas em Endocrinologia e Medicina Interna

15/09/15
novartis 0f3a9A Novartis está a promover o Excellence Program, um programa de desenvolvimento em investigação clínica e intervenção na comunidade. Direcionado a jovens especialistas em Endocrinologia e Medicina Interna, tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).


O programa decorre até dezembro e pretende complementar a formação dos participantes, promover a investigação clínica e impulsionar a publicação e divulgação científica. A formação é composta por 5 sessões presenciais que perfazem um total de 35 horas, alternadamente em Lisboa e em Coimbra.

Os 15 médicos recém-especialistas em Endocrinologia ou Medicina Interna identificados para fazer parte do programa foram selecionados de acordo com o perfil de interesse científico e investigação clínica, pelos trabalhos publicados em revistas científicas e pela experiência em apresentações de trabalhos científicos em congressos nacionais e/ou internacionais.

Os cinco módulos do plano de formação abordam tópicos como as técnicas de motivação na prática clínica para a mudança comportamental, a metodologia de investigação clínica, princípios de farmacoeconomia, princípios de farmacovigilância introdução à bioestatística, medical writing e revisão de artigos. O último módulo de formação consiste numa sessão de coaching para a preparação de um abstract de um artigo ou projeto.


Partilhar

Publicações