iMM Lisboa é o novo rosto do Instituto de Medicina Molecular

25/05/15
iMM Lisboa é o novo rosto do Instituto de Medicina MoleculariMM Lisboa é a nova marca do Instituto de Medicina Molecular, com uma abordagem jovem e mais apelativa, e que se destaca dentro da própria cidade de Lisboa, onde está sedeado o Instituto. "Procuramos Perguntas:" é o slogan da marca, apresentada a 25 de maio, no Teatro Thalia, em Lisboa, e que procura na sociedade o ponto de partida para a investigação.


O impacto da ciência na sociedade foi o tema da mesa redonda que reuniu Maria de Belém, deputada e antiga Ministra da Saúde, Henrique Leitão, historiador (Prémio Pessoa 2014) e a Dr.ª Lynne Archibald, presidente da Associação Laço, e que contou ainda com a presença da Prof.ª Doutora Leonor Parreira, Secretária de Estado da Ciência.

Para a Prof.ª Doutora Maria Manuel Mota, diretora executiva do iMM, esta "é a forma de retribuir o reconhecimento que a comunidade tem para com a ciência, com os investigadores e com todos os que diariamente fazem da ciência a sua vida". E acrescenta "é inegável a relevância do iMM Lisboa no panorama da investigação para a saúde humana e a excelência dos seus já 12 anos de existência".

"Numa sociedade em que a comunicação é fundamental, comunicar de forma cada vez mais direta e aberta, mostrando o que de melhor se faz em Portugal é também uma forma de crescer, de criar oportunidades aos cientistas e investigadores no nosso país, de lutar para nos afirmarmos no panorama internacional e dar oportunidades de carreira nestas áreas tão importantes para a medicina e para as ciências da vida", conclui a investigadora.

No debate intitulado "Procuramos Perguntas: Junto da Sociedade" moderado por Ricardo Costa, diretor do jornal Expresso, ficou presente a ideia de que a ciência está inteiramente ligada à sociedade. Há, no entanto, momentos em que esta ligação parece esquecida e, por vezes, os objetivos da ciência não são totalmente compreendidos pelos cidadãos".

Para o historiador Henrique Leitão, "as instituições científicas devem estar conectadas com a sociedade civil" e Maria de Belém acrescenta que "é no domínio da saúde que a ciência diz mais às pessoas. A ciência e a saúde estão intimamente ligadas e o circuito de informação entre elas tem de ser melhor e mais aberto. É indispensável fazer com que as pessoas percebam que fazer ciência é importante para um país".

A Dr.ª Lynne Archibald salienta a importância de comunicar a ciência com recurso "a uma linguagem clara e responsável para que todos a compreendam e não criem falsas expectativas em relação aos possíveis resultados que a investigação poderá determinar na saúde de todos".

A Prof. ª Doutora Leonor Parreira, Secretária de Estado da Ciência, deu a conhecer os últimos números referentes a 2014 do Programa Horizonte 2020 em que, pela primeira vez, Portugal deixou de ser um contribuinte líquido. Em 2014, o Estado contribuiu com cerca de 120 milhões de euros e conseguiu obter financiamento na ordem dos 140 milhões de euros (71% foram captados por institutos e universidades como o iMM Lisboa).

iMM Lisboa é o novo rosto do Instituto de Medicina Molecular
iMM Lisboa é o novo rosto do Instituto de Medicina Molecular
iMM Lisboa é o novo rosto do Instituto de Medicina Molecular

Partilhar

Publicações