Investigador da UMinho recebe prémio internacional

21/05/15
Investigador da UMinho recebe prémio internacionalUm investigador do Centro de Física da Universidade do Minho (UMinho), Prof. Doutor Sebastian Calderon (na fotografia), foi distinguido com o prémio "The Graduate Student Awards", atribuído na 42.ª Conferência Internacional em Revestimentos Metalúrgicos e Filmes Finos, em San Diego, nos Estados Unidos.


Intitulado "Resposta Eletroquímica de revestimentos de ZrCN-Ag-a (C,N) em fluidos sinoviais", a investigação premiada visa potenciar a resistência dos implantes ortopédicos à corrosão e ao desgaste, através da utilização de um revestimento multifuncional inovador. Este biomaterial poderá ser aplicado a um conjunto variado de próteses ortopédicas, como do joelho e da anca, reduzindo a probabilidade de infeções e a rejeição destes implantes por parte do organismo humano.

Em caso de infeção ou rejeição, é necessário realizar novas cirurgias, o que se traduz num maior desconforto para os pacientes, aumento do número de internamentos e, consequentemente, mais custos para o Sistema Nacional de Saúde (SNS). Em 2010, o investimento nacional feito em atingiu os 30 milhões de euros. Os dados do SNS estimam ainda que 15% das 10 mil artroplastias da anca realizadas anualmente em Portugal possam vir a falhar.

"Este prémio é o reconhecimento da comunidade científica do trabalho desenvolvido no meu doutoramento. Da mesma forma, valoriza a investigação do grupo Modificação e Funcionalização de Superfícies do Centro de Física da UMinho, do qual faço parte, e é também um prémio para esta academia, que nos dá condições para continuarmos a desenvolver um excelente trabalho", afirma o Prof. Doutor Sebastian Calderon.

Partilhar

Publicações