X Congresso de Podologia destaca o reconhecimento legal da profissão

20/05/15
X Congresso de Podologia destaca o reconhecimento legal da profissãoTem início a 21 de maio a 10.ª edição do Congresso de Podologia, na Universidade do Minho, em Guimarães. O ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, vai marcar presença, pela primeira vez, na cerimónia de encerramento do Congresso organizado pela Associação Portuguesa de Podologia (APP), a 23 de maio que, este ano, para além da componente científica, destaca a recente regulamentação da profissão de podologista.


Presidido pelo Mestre Manuel Azevedo Portela (na fotografia), também presidente da APP, esta será a primeira vez em que o Congresso Nacional de Podologia se vai realizar depois da regulamentação da profissão. A novidade e a aplicação da lei são temáticas com grande relevância, evidenciado no programa do encontro científico.

"Após uma longa luta na defesa do reconhecimento da nossa profissão, finalmente, conseguimos que o Estado aprovasse um quadro regulador que vai permitir a nossa atuação em prol da saúde de muitos portugueses. A regulação vai também fazer a diferença entre a boa prática profissional, que cumpre proteger, dos casos de profissionais sem a suficiente qualificação que podem pôr em causa a saúde pública", explica o Mestre Manuel Portela, presidente da Associação.

E acrescenta: "Em Portugal existem cerca de mil podologistas que têm como prática a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, deformidades e alterações do pé. O reconhecimento de acesso e de exercício da profissão determina que o podologista passa a exercer a sua atividade com autonomia e em complementaridade funcional com outros grupos de profissões de saúde".

O programa científico, aqui disponível, aborda ainda seis temas principais: engenharia de tecidos, Podiatria Clínica, Podiatria Infantil, Podiatria e a Biomecânica, Podiatria Desportiva e Podiatria Cirúrgica.

Mais informações no website da APP ou através do endereço secretariado@appodologia.com.

Partilhar

Publicações