Especialistas discutem DII na Semana Digestiva 2015

15/05/15
Especialistas discutem DII na Semana Digestiva 2015O Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino (DII), é assinalado a 19 de maio. Trata-se da doença de Crohn e colite ulcerosa, uma temática em destaque no programa da Semana Digestiva 2015, que decorre entre os dias 10 e 13 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.


O evento científico tem início com o Curso Pós-Graduado em Endoscopia na Doença Inflamatória Intestinal, que procura abordar os novos desafios nesta área. Para tal, conta com a abordagem aos vários procedimentos de diagnóstico e tratamento no âmbito da DII do intestino delgado e intestino grosso.

"Existem ainda outros temas extremamente importantes e que vão fazer parte da discussão durante os quatro dias do Congresso. As novas terapêuticas biológicas em ambulatório e a questão da acessibilidade dos doentes tratados nas unidades privadas aos medicamentos biológicos. Este último é um tema que nos preocupa bastante", refere o Dr. José Cotter, presidente da Comissão Organizadora do evento, um dos principais encontros médico-científicos na área da Gastrenterolgia em Protugal.

O especialista sublinha ainda que "não é possível justificar a falta de equidade nas diferentes especialidades porque os doentes tratados nas unidades privadas nas especialidades de reumatologia e dermatologia podem levantar a sua medicação nos hospitais públicos mas os doentes de gastrenterologia não".

De destacar também as conferências "Qualidade em colonoscopia" e "Endoscopia 2035: que futuro antecipar?", durante as quais a doença inflamatória do intestino será abordada.

A Semana Digestiva 2015 é organizada pela Sociedade Portuguesa Gastrenterologia, Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e pela Associação Portuguesa para o Estudo do Figado e espera, este ano, uma afluência de cerca de 800 profissionais de saúde, predominantemente médicos e investigadores, nacionais e estrangeiros, com um interesse comum: o que há de novo nas doenças digestivas.

O programa da Semana Digestiva 2015 encontra-se disponível online na página do congresso em www.semanadigestiva.pt.

Partilhar

Publicações