Ações de responsabilidade social capacitam jovens com síndrome de Down

20/03/15
Ações de responsabilidade social capacitam jovens com síndrome de DownO Dia Internacional da Síndrome de Down assinala-se a 21 de março. Portugal integra quatro jovens com síndrome de Down num estágio a realizar no Hotel AXIS Porto, resultado de um projeto internacional de inclusão e responsabilidade social. Destaca-se também o lançamento da campanha "Obrigada Professora, por puxar por mim".


Dados da ONU apontam para cerca de 15% da população mundial a viver com algum tipo de deficiência, que impede a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições. Assim, o principal objetivo desta iniciativa é melhorar o processo de aprendizagem de pessoas que vivem com esta patologia na realização de tarefas específicas no dia-a-dia de trabalho do setor hoteleiro.

Para tal, os jovens serão incluídos em processos educacionais inovadores, como a demonstração em vídeo com ideias para melhorar a relação entre o tutor e o estagiário com síndrome de Down, bem como recursos educacionais para os jovens adquirirem, habilidades e competências para executar as tarefas que lhes forem atribuídas.

Este é um projeto internacional lançado em setembro 2014 – OMO – que visa promover uma sociedade acessível para as pessoas que sofram desta doença, proporcionando o acesso a oportunidades de emprego na indústria hoteleira, através da criação de parcerias duradouras entre escolas, associações de pessoas com deficiência profissional e o setor hoteleiro.

É lançada também a campanha "Obrigada Professora, por puxar por mim". Um filme a passar nos principais canais nacionais um anúncio de rádio e um Muppi que visa sensibilizar para as necessidades e potencialidades das crianças e jovens com Trissomia 21 (T21) na escola. A campanha é da organização do Grupo Pais21, um grupo que procura capacitar os pais e fazer com que acreditem que os seus filhos com t21 podem ultrapassar obstáculos e superar expectativas inimagináveis.

Partilhar

Publicações