Jornadas Saúde Atlântica debatem lesões no futebol

22/01/15
Jornadas Saúde Atlântica debatem lesões no futebolA 3.ª edição das Jornadas Saúde Atlântica realiza-se a 7 de fevereiro, na Saúde Atlântica – Clínica do Dragão, no Porto. O tema deste ano denomina-se "As lesões e os problemas mais frequentes do futebol. O que todos devem saber", centrado na vertente do futebol e das lesões nos desportistas, contando com a presença dos Drs. Manuel Serrão, Rodolfo Reis, Joaquim Evangelista, médicos do FC Porto, SL Benfica e Sporting Clube de Portugal, entre outros convidados.


Presididas pelo Prof. Doutor Espregueira-Mendes e Prof. Doutor Niek van Dijk, as Jornadas Saúde Atlântica contarão com a comparência de vários convidados nacionais e estrangeiros, de diversas áreas como cardiologia, traumatologia desportiva, ortopedia, nutricionismo, imagiologia, tratamentos, fisioterapia, mesoterapia, entre muitas outras. Neste âmbito, alguns dos temas em debate incluem: as lesões mais frequentes do futebol, lesões do joelho e tornozelo, lesões musculares e tendinosas, avaliação cardíaca e médico-desportiva, avaliação isocinética, Porto KTD, programa de prevenção de lesões, novos tratamentos biológicos e o futebol e a saúde.

Como explica o Prof. Doutor Espregueira-Mendes «o objetivo destas jornadas é reunir à volta da mesa todos os intervenientes no futebol independentemente da sua área de formação. O futebol é, atualmente, o mais relevante fenómeno desportivo mas também social, económico e até político com enorme relevo e impacto na vida diária dos cidadãos. Devemos aproveitar esta visibilidade para passarmos mensagens que melhorem a qualidade de vida das pessoas.»

Para além disso, pretendemos também «afirmar a Saúde Atlântica - Clínica do Dragão como representante das mensagens da FIFA em Portugal: "Football for Health", Prevenção de lesões com programa 11+ e clínica de excelência para tratamento de lesões resultantes do desporto, acessível a toda a gente!»

No programa das Jornadas Saúde Atlântica está ainda incluída uma mesa redonda subordinada ao tema "Corpo clínico, dirigentes e ética no desporto - Quem coordena, quem faz o quê e quem decide?", apresentado pelo jornalista Ricardo Couto e pelo médico ortopedista Prof. Doutor Espregueira-Mendes. Desta iniciativa fazem parte comentadores desportivos, jogadores, adeptos e médicos, o que a tornará ainda mais interessante.

Partilhar

Publicações