Cardiologista português lança jogo sobre medicina preventiva

12/01/15
Cardiologista português lança jogo sobre medicina preventiva"Prevenir é o melhor remédio" é o nome de um jogo pedagógico criado pelo Dr. João Paisana Lopes, cardiologista. A aplicação tem o intuito de contribuir para a perceção da importância de medicina preventiva, mais especificamente da prevenção cardiovascular.

Este jogo tem como objetivo absorver conhecimentos, de forma divertida e sem esforço, sobre alimentação, exercício físico, stress, tabaco e álcool, que poderão ser transpostos diretamente para as escolhas que são feitas todos os dias. É também útil para se aprender mais sobre obesidade, ansiedade clínica, dependência nicotínica, metodologias de relaxamento, cessação tabágica, exercício cardiovascular ou controlo do peso, que levarão a criar rotinas saudáveis, promotoras da saúde e bem-estar. Entre outros objetivos, ajuda a compreender que é possível ir percorrendo o tempo e a vida com energia, entusiasmo e autoconfiança, prevenindo a aterosclerose e as suas doenças mais graves como o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Para a concretização dos objetivos do jogo, a realidade é figurada com um quiz "atividades da vida diária" relacionado com um segundo quiz "consultas de saúde". As respostas certas e erradas condicionam a estratégia do jogador que para ganhar o jogo tem de evitar ser eliminado pela acumulação de fatores de risco contando para isso com a ajuda das "consultas de saúde".

O jogo está disponível em formato eletrónico na Play Google Store (brevemente na Apple Store), mas será editado no segundo trimestre do corrente ano em tabuleiro. É editado pela Divertiláxia (empresa de educação que desenvolve aplicações com conteúdos de saúde entre outros), conta com a validação científica da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e destina-se a toda a população, preferencialmente aos que não são profissionais de saúde.





Partilhar

Publicações