Projeto pioneiro pretende otimizar a gestão de cuidados do doente diabético no norte do País

04/12/14
Projeto pioneiro pretende otimizar a gestão de cuidados do doente diabético no norte do País"Caminhe Sempre com os Dois Pés" é o resultado da articulação na gestão do doente diabético entre a ARS Norte, Centro Hospitalar de S. João, ACES Porto Oriental e ACES Maia-Valongo.


"Este projeto pretende implementar critérios para uma referenciação direta para a consulta do pé diabético no hospital, com triagem eficaz proveniente do centro de saúde, com tempos máximos de resposta. Para isso, será necessário apostar na formação prática dos profissionais dos centros de saúde primários, otimizar os recursos existentes e dotar as Unidades do ACES de equipamentos necessários à realização da primeira consulta", explica Davide Carvalho, diretor do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar de S. João.

"Estamos confiantes que este projeto irá não só melhorar a referenciação direta dos doentes com pé diabético para a consulta do hospital, obtendo uma resposta em tempo útil às situações com maior gravidade e urgência de resposta, como otimizar o seguimento do doente não grave no centro de saúde. No fundo, o nosso desafio é melhorar a gestão de cuidados do doente diabético", afirma Dulce Pinto, Diretora Executiva do ACES Porto Oriental.

A longo prazo, a implementação deste projeto tem como metas: aumentar a percentagem de doentes referenciados à consulta do pé diabético, incrementar o registo do risco de ulceração do pé e de diabéticos com úlceras ativas do pé; melhorar a proporção de utentes diabéticos com observação do pé; diminuir custos inerentes aos internamentos relacionados com o pé diabético e baixar a incidência de amputações major dos membros inferiores.

O projeto "Caminhe Sempre com os Dois Pés" integra-se no programa Boas Práticas de Governação, uma iniciativa da Novartis em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projetos.

Este ano, o programa tem como tema "Caminhos para a Articulação" e pretende criar as condições para a implementação de projetos de inovação, promovendo o desenvolvimento de boas práticas que fomentem uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, que possam trazer melhorias efetivas para o doente.


Partilhar

Publicações