Novartis e NOVA Medical School premeiam projetos de investigação em Medicina e Ciências da Vida

03/12/14
Novartis e NOVA Medical School premeiam projetos de investigação em Medicina e Ciências da Vida A Novartis e a NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade NOVA de Lisboa distinguiram o investigador José Araújo Martins, interno de otorrinolaringologia no Centro Hospitalar de Lisboa Central, pelo projeto sobre fatores fisiológicos na etiologia da polipose naso-sinusal, uma doença nasal crónica que condiciona morbilidade e custos de saúde significativos.


De acordo com o investigador "a investigação nesta área está a avançar mas ainda não esclareceu definitivamente quais os fatores responsáveis pela suscetibilidade à doença nem o que a precipita nos indivíduos que estão predispostos. Sabe-se que o fluxo aéreo nasal depende de muitos fatores (especialmente da morfologia da fossa nasal, que é alterada durante a cirurgia da polipose) e que desencadeia respostas celulares e moleculares na mucosa nasal que são dependentes da sua intensidade".

E acrescenta: "Dado não se encontrar estudado o papel da ventilação nasal na polipose nasal, este projeto pretende desenvolver uma técnica inovadora de medição das pressões intra-nasais em diferentes locais simultaneamente e esclarecer qual o contributo das suas variações para aquela doença".

A 1.ª Bolsa Excellence in Fundamental Medical Research resulta da parceria estabelecida entre a Novartis e a NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa e pretende premiar projetos de investigação de excelência de alunos dos programas de doutoramento nas áreas de Medicina e Ciências da Vida através da concessão de uma bolsa anual por um período de quatro anos. Todos os candidatos à Bolsa são alunos de Doutoramento da NMS|FCM, com projeto de tese de doutoramento aprovado pelo Conselho Científico até à data de abertura do concurso.

A criação desta Bolsa surge no âmbito da missão da NMS|FCM, na vertente da responsabilidade social na formação qualificada para a investigação e carreira académica na área multidisciplinar de Medicina e com o objetivo de formar investigadores de topo na área das Ciências da Vida.

A parceria com a NMS|FCM-NOVA é um reforço da aposta que a Novartis tem vindo a fazer para construir parcerias com a Academia, fomentando o desenvolvimento de projetos inovadores junto das Universidades, que sejam reconhecidos pela comunidade médica. Esta Bolsa é um apoio à investigação fundamental e aplicada em Doenças Crónicas, procurando sempre ir ao encontro das necessidades do doente, contribuindo para o cumprimento da missão que a Novartis assume: Cuidar e Curar.

A decisão da Bolsa a atribuir foi tomada com base na classificação dada por uma Comissão Científica que integra os Coordenadores dos Programas Doutorais: Professora Doutora Ana Félix (Representante do Programa Doutoral em Medicina e Ciências da Vida), Professor Doutor António Rendas, Professor Doutor João Manuel Videira Amaral, Professor Doutor José Luís Medina, Professor Doutor José Sampaio Faria, Professor Dr. Luís Novais, Professora Doutora Teresa Sandinha, Professora Doutora Maria João Marques Gomes (Presidente do Júri).


Partilhar

Publicações