Doenças de retina são as principais causas de baixa visão ou cegueira

02/10/14
Doenças de retina são as principais causas de baixa visão ou cegueiraNo dia 9 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Visão e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) deixa o alerta: vigiar a saúde dos olhos é a única forma de manter a qualidade da visão.


As principais causas de cegueira no mundo não são as mesmas que afetam os portugueses. Em Portugal, como noutros países do Mundo Ocidental, as principais causas de baixa visão e ou cegueira são a degenerescência macular ligada à idade (DMI), a retinopatia diabética e o glaucoma. "Em Portugal, embora sem dados concretos, poderemos afirmar que serão poucos os casos de cegueira total por causas passíveis de tratamento médico e ou cirúrgico. No entanto, em consequência do estilo de vida e do aumento da esperança de vida nos países desenvolvidos, temos vindo a assistir a um aumento dos casos de baixa visão por retinopatia diabética e DMI", explica Paulo Torres, presidente da SPO.

"No more Avoidable Blindness" (vamos acabar com a cegueira evitável) é a mensagem escolhida para o Dia Mundial da Visão 2014 pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) e a SPO replica a mensagem, afirmando que a vigilância regular da saúde ocular é essencial. Paulo Torres defende que "as visitas periódicas ao oftalmologista são fundamentais, assim como a observação dos olhos nas várias fase da vida, como por exemplo nas crianças para despiste da ambliopia, vulgo "olho preguiçoso", das mulheres grávidas ou em menopausa, cujas alterações hormonais possam provocar doença ocular, de todos os indivíduos na faixa etária dos 40 aos 50 anos em que surge a presbiopia, vulgo "vista cansada", e nas faixas etárias mais avançadas para despiste de catarata e DMI. E, obviamente, a SPO recomenda vigilância apertada naqueles que têm doença ocular conhecida".

Partilhar

Publicações