FNS exige divulgação de alegadas poupanças em análises clínicas no distrito de Bragança

22/08/14
FNS exige divulgação de alegadas poupanças em análises clínicas no distrito de BragançaA FNS - Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde exige que a administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), em Bragança, divulgue os documentos que confirmam a alegada poupança com a internalização de análises clínicas, com o comparativo de custos e número de atos relativamente a igual período em que estes exames eram feitos pela rede convencionada.


Como afirma a FNS, em comunicado, nos últimos três anos, a ULSNE tem desenvolvido uma campanha contra as empresas convencionadas da área da saúde, em especial os laboratórios de análises clínicas, com consequências graves para a população. Alegando poupanças para o Estado que nunca demonstrou, a ULSNE tem vindo sistematicamente a limitar as opções dos utentes, obrigando a que cada vez mais pessoas tenham de fazer as análises nos centros de saúde de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Henrique Soudo, da FNS, denuncia que "há três anos que a ULSNE tem vindo a impor cortes unilaterais de preços às empresas convencionados, tendo internalizado as análises clínicas em três concelhos. Como não tem capacidade de resposta, esta situação tem provocado filas e atrasos nas entregas das análises. Uma situação de tal forma caótica que no mês passado foi obrigada a deixar de fazer análises clínicas a doentes externos no Hospital de Bragança".

Para o dirigente da FNS "está em causa o serviço prestado às populações porque com um corte de quase 60% em apenas três anos é impossível aos laboratórios sobreviverem, o que vai fazer com que a breve trecho apenas os centros de saúde forneçam este serviço, ou seja, toda a população, incluindo quem tem por exemplo ADSE ou seguros de saúde, vai estar dependente única e exclusivamente da limitada oferta do SNS".
Partilhar

Publicações