Erros refrativos são a principal causa de diminuição da visão

12/06/14

bannerr 75anos a689dOs erros refrativos são uma condição ótica em que, num olho em repouso, os raios de luz paralelos não focam de forma conjugada na retina, sendo a causa mais frequente de diminuição da acuidade visual. Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), a correção destes erros é feita através da utilização de óculos, lentes de contacto ou cirurgia refrativa, conforme indicações do médico.


Existem três tipos principais de erros refrativos, explica Paulo Torres, presidente da SPO, citado em comunicado: "se uma imagem é focada à frente da retina estamos na presença de miopia e há dificuldade em ver imagens focadas à distância. Se a imagem é focada atrás da retina, estamos na presença de hipermetropia; neste caso, um objeto distante é visto com mais nitidez do que um objeto próximo. No entanto, especialmente nos jovens, a hipermetropia pode ser compensada através de um esforço muscular, pelo que as queixas de baixa acuidade visual podem ser poucas. Já no astigmatismo a imagem é focada em dois planos diferentes da retina, pelo que a imagem se torna desfocada, quer para longe quer para perto".


Outro tipo de erro refrativo, que surge a partir dos 40 anos de idade, é a presbiopia, conhecida como "vista cansada", que é uma incapacidade de focagem ao perto. "À medida que se envelhece, a lente do olho (cristalino) aumenta de volume e endurece o que, associado à diminuição da ação do músculo ciliar, vai dificultar o processo de acomodação", afirma Paulo Torres, no mesmo comunicado.


O presidente da SPO salienta ainda que os erros refrativos não podem ser prevenidos, mas podem ser diagnosticados e corrigidos. Nas crianças é importante que os erros refrativos sejam corrigidos o mais precocemente possível para não condicionar o completo desenvolvimento da função visual; isto é, para prevenir a ambliopia, o chamado "olho preguiçoso".


Os erros refrativos podem ser corrigidos através de óculos, lentes de contacto e/ou cirurgia refrativa. "Os óculos são a forma mais simples e segura de correção de um erro refrativo. As lentes de contacto, sendo colocadas diretamente sobre o olho, funcionam como a primeira superfície refrativa. Estão reservadas para os casos em que o uso de óculos não é possível pela distorção da imagem causada (casos de refrações assimétricas nos dois olhos ou refrações muito elevadas), ou quando, por uma questão profissional (desporto) ou estética, o uso de óculos não se adequa. No entanto, as lentes de contacto não deixam de ser um "corpo estranho", pelo que podem provocar alterações da superfície ocular, especialmente se o seu uso for desadequado", defende o especialista.


"As cirurgias com laser ou introdução de lente intraocular são outra das formas de correção dos erros refrativos, mas podem ser contraindicadas se a estrutura ou a saúde ocular não for a melhor. Cada caso deve ser avaliado pelo oftalmologista assistente", sublinha Paulo Torres no mesmo documento.

 

Partilhar

Publicações