Cuidados Paliativos em debate no Nordeste

27/05/14

nordeste f150aO Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vão organizar as primeiras Sessões em Cuidados Paliativos do Nordeste. A iniciativa terá lugar no próximo dia 30 de maio, pelas 14h00, no auditório Dionísio Gonçalves, da Escola Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.


Este evento conta com a presença de duas investigadoras europeias na área, Dr.ª Bárbara Gomes e Dr.ª Bárbara Antunes, que abordarão, respetivamente, os temas "Cuidados Paliativos Domiciliários – evidência e novas ideias" e "Qualidade e Outcomes em Cuidados Paliativos".


Estas sessões destinam-se aos profissionais de saúde da ULS do Nordeste, assim como aos responsáveis das Equipas e Unidades de Cuidados Continuados Integrados do distrito de Bragança, diversas instituições particulares de solidariedade social e os alunos da Escola Superior de Saúde do IPB.


Pretende-se assim promover um espaço de formação, esclarecimento e debate acerca da relevância e qualidade dos cuidados paliativos domiciliários no distrito de Bragança.


Assim, a Unidade Local de Saúde do Nordeste tem desenvolvido esforços no sentido de oferecer à sua população mais e melhores cuidados no final da vida. Disso são exemplo a criação, em 2009, do Serviço de Cuidados Paliativos, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, e, mais recentemente, a criação de Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos em cada uma das Unidades Hospitalares da ULS Nordeste.


Contudo, as características demográficas e geográficas da região desafiam as diferentes equipas clínicas a estreitar relações, de forma a permitir aos doentes permanecer em casa durante maior tempo na progressão da doença e tornar os serviços tão próximos da comunidade quanto possível.


É sobre estas e outras questões relacionadas com a prestação de cuidados de saúde no final da vida que se irão debruçar os intervenientes nas Sessões em Cuidados Paliativos do Nordeste.

 

Partilhar

Publicações