Caso do Médico acolhe “Aquém e Além do Cérebro”

20/03/14

simposio 10 b6824"Interações mente-matéria" é o tema central do 10º Simpósio "Aquém e Além do Cérebro", que decorre entre 26 e 29 de março, na Casa do Médico, no Porto. Quando comemora 20 anos desde a sua instituição, em 1994, a Fundação BIAL traz a Portugal alguns dos maiores especialistas mundiais das Neurociências.

 

Na edição deste ano, a sessão de abertura, no dia 26 de março, será dominada por uma conferência de Miguel Nicolelis, com o título "Da Mente à Ação", moderada por Fernando Lopes da Silva.

 

Seguem-se, nos três dias seguintes, outras sessões base que abordarão, respetivamente a dimensão neurocientífica, a dimensão parapsicológica e a dimensão social e filosófica do tema geral "Interações mente-matéria".

 

Entre os oradores presentes no encontro, Rui Costa, investigador do Programa Champalimaud de Neurociências, centrará a sua intervenção nos mecanismos cerebrais que levam ao início voluntário de ações, suas implicações na aprendizagem e execução das mesmas, bem como na incapacidade de as realizar.

 

Eberhard Fetz, investigador da Universidade de Washington, irá abordar a comunicação entre a máquina e o sistema biológico, concretamente na estimulação e reabilitação cerebral via interfaces cérebro-computadores e o seu potencial clínico para reforçar ligações neurais enfraquecidas por AVC ou lesões.

 

Destaca-se ainda a participação no 10º Simpósio da Fundação BIAL de Peter Bancel, investigador doutorado em Física e mentor do Projeto da Consciência Global, experiência cuja finalidade é testar a hipótese de que a atenção focada por um grande número de pessoas durante eventos mundiais (por exemplo o 11 de Setembro) possa estar correlacionada com desvios numa rede global de geradores físicos de números aleatórios.

 

A análise das capacidades cognitivas em doentes com pouca ou nenhuma evidência de comportamento consciente (caso dos pacientes em estado de coma) será o tema abordado por Steven Laureys, da Universidade de Liège, que lidera o Grupo de Ciência do Coma.

 

Adolf Tobeña, da Universidade Autónoma de Barcelona, apresentará os dados mais recentes sobre a propensão para a religiosidade associada a singularidades do cérebro. Avanços nas técnicas de imagiologia do cérebro têm dado novas pistas sobre o modo como o cérebro processa a espiritualidade.

 

O Simpósio "Aquém e Além do Cérebro" é também o fórum de apresentação dos bolseiros da Fundação que, até ao momento, apoiou mais de 460 projetos de investigação, num total de mais de 1000 investigadores de 27 países. À semelhança das edições anteriores, este encontro contará com a apresentação dos resultados de investigação dos bolseiros da Fundação, através de uma exposição de posters e de sessões orais.

 

Partilhar

Publicações