Loja do Coração: Inauguração da primeira loja dedicada à saúde cardiovascular

13/11/13

A partir de 15 de novembro, e até 31 de dezembro, bate forte um coração no Centro Comercial Colombo com a abertura da Loja do Coração, um espaço exclusivamente dedicado à saúde cardiovascular, que vai dar a conhecer o coração e ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares através de workshops, rastreios, experiências interativas e partilha de casos. A Loja do Coração recria o funcionamento do coração, proporcionando experiências relacionadas com as várias doenças cardiovasculares.

A Loja do Coração, uma iniciativa da Glintt e Cegedim, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), está dividida em diferentes espaços, cada um com uma experiência diferente e gratuita:


• Workshops onde especialistas vão partilhar informação e dicas de prevenção sobre os principais temas que relacionados com a saúde do coração: Hipertensão Arterial, AVC, Tabagismo, Colesterol, Diabetes, Insuficiência Cardíaca, Enfarte Agudo do Miocárdio, entre outros, também farão parte da agenda. O primeiro workshop acontece a 16 de novembro, às 14h30 e vai focar os Fatores de Risco Cardiovascular. Os temas que se seguem são o Enfarte Agudo do Miocárdio (17 de novembro, às 14h30) e o Colesterol (22 de novembro, às 19h30).


• Rastreios ao risco cardiovascular que decorrem todas as 3ªf e 5ªf, entre as 17h30 e as 19h30 e aos sábados e domingos, entre a 11h30 e as 14h30. Enquanto espera para fazer o seu check-up, aproveite para ler as frases que partilhamos pelo espaço e que transmitem conselhos e curiosidades sobre o coração.


• Questionário Interativo que vai colocar à prova os seus conhecimentos sobre a saúde do seu coração.


• Casos Reais - «No coração das pessoas», assim se define esta zona onde se pode ouvir histórias reais de quem já tem doenças cardiovasculares. Histórias em áudio contadas na primeira pessoa


• Vídeos Informativos e Educacionais sobre as doenças cardiovasculares mais prevalentes e os principais fatores de risco como a diabetes, obesidade, colesterol, tabagismo e hipertensão. Neste espaço pode assistir aos diversos vídeos e selecionar os que mais lhe interessam.


As doenças cardio e cerebrovasculares são a primeira causa de internamentos hospitalares e de mortalidade em Portugal e dado a gravidade desta problemática, a sua prevenção deve ser incutida em toda a sociedade. «Todo o cidadão individual necessita de assumir a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde. Há que intervir com urgência, de forma criativa e inovadora, divulgando mais informação e promovendo hábitos de vida saudáveis. A Loja do Coração insere-se nesta estratégia e esperamos poder marcar a diferença no «Coração dos Portugueses», refere o Presidente da SPC, Prof. José Silva Cardoso.


«Os consumidores atuais estão a tornar-se mais ativos na busca de conhecimento e informação sobre saúde e formas de prevenção sobre as doenças que os afetam e aos que lhes são mais próximos. A Loja do Coração é, a primeira de diversas iniciativas que a Glintt e a Cegedim têm vindo a desenvolver, e que vêm dar resposta a uma necessidade da população em questões de saúde», salienta Henrique Moreira, presidente da Comissão Organizadora da Feira da Saúde.

 

Partilhar

Publicações